- Ano: 2012
-
Fotografias:Jim Stephenson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Ecologia da Cor traz a função pública a um canto negligenciado de Dartford ao agir como um abrigo alegre para a reformada Ilha da Ecologia no Parque Central. A estrutura de madeira é um estúdio de artes da comunidade, esconderijo para observação de pássaros, e abrigo do parque, tudo em um. Há uma sala de aula de azulejos semi-aberta ao ar livre e espaço de armazenamento no nível térreo com uma sala fechada no andar superior com vista para o rio Darent e para as árvores ao redor. No primeiro piso, persianas de vários tamanhos permitem atividades que vão de esconderijo para observação e desenho da vida selvagem, até eventos públicos que se espalham pelo parque.
O programa do Studio Weave para Artlands era desenvolver projetos para um recurso educacional significativo através de uma ênfase na participação comunitária. O local é um curioso bolsão rural dentro de um contexto urbano, localizado na ponta de uma península arborizada e selvagem no coração da cidade de North Kent.
A criação de dois ciclos entrelaçados norteou o projeto: o processo de extração de corantes coloridos e o uso destes para o artesanato, e os animais selvagens que estas plantas atraem, incluindo insetos e pássaros. Desde a sua conclusão em setembro de 2012, o edifício tornou-se um recurso para os visitantes explorarem e aprender sobre as plantas, insetos e pássaros em todo seu esplendor de cores, o processo envolvido na extração de corantes de cor natural, e as aplicações dos corantes no artesanato e na arquitetura.
O edifício Ecologia da Cor contou com um processo de construção humilde, que levou apenas dois meses no local com um orçamento de £45 mil. A madeira britânica é o material de construção predominante com larício utilizado para o quadro estrutural, enquanto o revestimento é feito de cedro. Ele mede 4,5 m por 7,5 m em planta e atinge 5m para os beirais e 7m de pé direito. A estrutura simples não tem janelas de vidro ou serviços de alimentação e oferece espaço de armazenamento acessível a partir do exterior, onde os diversos equipamentos e materiais dos usuários podem ser armazenados. O espaço coberto no nível térreo também pode ser usado como uma área de secagem (para oficinas de tingimento).
O revestimento de cedro é pintado com um padrão chamado de 'Alegria', concebido pelos designers gráficos Nous Vous. Antes de sua instalação, Nous Vous promoveu uma série de workshops com uma equipe de moradores e artistas locais para pintar todos os 144 painéis, que formam o revestimento externo.
Um dos aspectos mais ambiciosos da estrutura do projeto é a abertura articulada em 'bico' no piso superior, onde toda a parede da fachada leste abre de uma só vez através de um sistema de polias simples. Quando o bico está aberto dá a sensação de estar em uma casa na árvore entre a copa, com vista para o rio corrente.